domingo, março 30, 2008

por uma questão de princípio

"O aeroporto em Alcochete foi um 'presente' para a Lusoponte?
Não. Não ficámos nada excitados com o aeroporto porque o tráfego induzido não é de molde a justificar euforias. Claro que será maior mas é um tráfego pequeno. Não se pode dizer que o aeroporto faça com que a Lusoponte tenha tirado o jackpot (*).
Envolveram-se no estudo da CIP?
Acompanhámos o estudo como pudemos. Não fizemos lobby.
Não o patrocinaram?
Não o dizemos por uma questão de princípio. A CIP tem o direito de ter os seus financiamentos confidenciais."

(*) Em 2007 o aeroporto da Portela teve um tráfego de cerca de 13 milhões de passageiros.

Da entrevista de Ana Fernandes a Joaquim Ferreira do Amaral, no Público de sábado. Muito provavelmente, a entrevista foi feita ao ar livre, em plena ponte Vasco da Gama, onde o vento corre veloz, levando umas palavras e trazendo outras. Em vez da última pergunta transcrita que lhe foi colocada, o presidente não executivo da Lusoponte terá ouvido, certamente, uma outra: "Pode revelar quem patrocinou o estudo da Lusoponte?"

sexta-feira, março 21, 2008

the last supper

Monty Python Live at the Hollywood Bowl (1982)

quinta-feira, março 20, 2008

a estrada-rua

"A estrada-rua é como um centro em linha, uma corda onde tudo se pendura (...). A estrada-rua mistura tudo num conflito permanente, camiões e peões, carros e autocarros, motorizadas e patins em linha, cruzamentos com outras estradas. Há quem simplesmente passe e há quem queira sair e entrar, estacionar ou atravessar a estrada. Rápida de mais para quem lá vive, lenta e congestionada para quem lá passa (...). Na história longa das cidades só havia homens, cavalos e carros de cavalos. Agora podem existir mais de duzentos cavalos num motor de um só automóvel e há mais quem hoje tenha automóveis do que antes os que tinham cavalos. São mudanças a mais para que as cidades sejam como eram. Circular é viver com mais ou menos CO2 até que nem isso saia dos escapes dos automóveis e o problema seja só de carros, muitos carros e muitas estradas."

(Do artigo de Álvaro Domingues, no Público de Terça-feira)

quinta-feira, março 13, 2008

dezanove de julho

Leonard Cohen e Lou Reed em Lisboa. Ordenamento do território e planeamento não são, decididamente, o nosso forte. Agora resta deitar moeda ao ar. Ou ser pragmático e optar pelo concerto com menor probabilidade de se repetir.

terça-feira, março 11, 2008

against all odds

O mais evidente sinal de desconsideração da ministra Maria de Lurdes Rodrigues pelos docentes do ensino básico e secundário, é ter decidido (desde o início), que uma reforma da Educação se faz não só sem, mas sobretudo contra os professores. Ao arrepio de todas as probabilidades que tinha para ser bem sucedida, Maria de Lurdes Rodrigues decidiu infelizmente optar por essa via.

domingo, março 09, 2008

songs for the season

Lou Reed and John Cale, Songs for Drella (1990)

sábado, março 08, 2008

orgasmos múltiplos

não tenho inveja da adiposidadenem da menstruaçãosó tenho inveja da longevidadee dos orgasmos múltiplose dos orgasmos múltiploseu sou homempele solta sobre o músculoeu sou homempêlo grosso no nariznão tenho inveja da sagacidadenem da intuiçãonão tenho inveja da fidelidadenem da dissimulaçãosó tenho inveja da longevidadee dos orgasmos múltiplose dos orgasmos múltiploseu sou homempele solta sobre o músculoeu sou homempêlo grosso no nariz
Caetano Veloso, Homem ("Cê", 2007)

terça-feira, março 04, 2008

a ilusão da reforma

Na actual contestação às políticas educativas, que muitos tentam reduzir a uma simples resistência corporativa dos professores (ao ponto de defenderem qualquer medida de reforma, independentemente da sua qualidade, sensatez e pertinência), vale a pena conhecer o que está materialmente em causa. No tocante ao estatuto do aluno, veja-se aqui um artigo muito claro, do insuspeito Daniel Sampaio, na Pública do passado Domingo.

domingo, março 02, 2008

breve história do mundo